segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Reflexões de fim de semana


Neste fim de semana fui especialmente sensível a duas ou três propostas de reflexão que me chegaram vindas da celebração litúrgica em que tive o privilégio de participar:
-"que todo o vale seja preenchido e que seja nivelado o terreno desigual";
-"um dia perante Deus é como mil anos e mil anos como um dia";
-"a vida do ser humano tem sentido e só uma visão limitada à dimensão do tempo e do espaço pode dar a resposta de que somos obra do acaso".
Importa ir criando um ambiente que receba positivamente todos os esforços sérios empreendidos para que os vales sombrios provocados e mantidos pela injustiça sejam iluminados e aplanados. Como é possível a coexistência de vencimentos que rondam os 70.000 Eur. por mês com um ordenado mínimo nacional proposto e discutido de 450 Eur.?
A consciência de que a vivência do transitório pode abrir-nos à dimensão do transcendente, do infinito e de que a abertura à prespectiva do absoluto trás luz, sentido e consistência a cada hoje do nosso existir, é verdadeiramente uma visão libertadora. Cada dia é um eco da eternidade e cada pensamento transcendente é a exaltação de cada dia e de cada intervenção urgente no processo da construção da nova cidade.

Sem comentários: