domingo, 23 de novembro de 2008

Reflexões de fim de semana


Este fim de semana dei por mim a reflectir sobre a minha relação com o poder. Veio esta ginástica mental a propósito da celebração litúrgica realizada pela comunidade cristã católica neste último domingo do ano litúrgico. É a celebração da festa da evocação de Jesus Cristo como o Senhor. O reconhecimento e aceitação de Jesus como Deus e Senhor do universo que me é proporcionado pela profundidade da visão da fé, amplia a minha concepção de liberdade pois relativisa a minha relação com todos os pequenos poderes que, com mais ou menos brilho, se perfilam no horizonte da minha existência temporal. Estou a pensar no poder-dinheiro, no poder-influência, no poder-sedução, no poder-comunicação, no poder-consumismo, no poder político, no poder da religião e em tantos outros poderes que, cada qual utizando a sua estratégia, procuram condicionar a minha liberdade, propondo-se como resposta e critério de verdade e de realização pessoal. Não prestarei vassalagem a nenhum desses poderes transformados em semi-deuses. Presto homenagem a todos os homens e mulheres meus contemporãneos que com coragem colocam a parcela de poder que lhe foi proporcionado ao serviço dos seus semelhantes.

Sem comentários: