domingo, 6 de maio de 2012

O fundamental


 
Impressionou-me neste fim de semana a síntese que o Apóstolo João, já na fase mais vetusta da sua vida e certamente resultado duma profunda e analítica reflexão, faz no capº 3º da sua 1ªcarta aos cristãos seus contemporâneos acerca do que considera como fundamental. João com toda a simplicidade e duma forma fácil de compreender explica que existe um mandamento fundamental: "acreditarmos no nome de Jesus Cristo, como Filho de Deus, e amarmo-nos uns aos outros, como Ele nos mandou".

Ao longo da história temo-nos empenhado, na senda do que era típico do judaísmo contemporâneo de Jesus, em construir um sistema normativo que nos tem feito prisioneiros dum emaranhado de leis e preceitos, interpretados por especialistas devido à menoridade instalada, explorada e cultivada no comum dos fiéis. Fomos sendo assumidos como ignorantes, surgindo assim os estatutariamente leigos, o mesmo é dizer os oficialmente ignorantes. É certo que hesistiram raras e honradas excepções, mas todas elas foram constituídas em exemplos para lenitivo do peso da ignorância e das incapacidades que se abate sobre o "comum".

É para mim extremamente gratificante e libertador ouvir pela voz autorizada do Apóstolo João afirmar com toda a simplicidade que a proposta que me é feita é que reconheça Jesus Ressuscitado, a Ele adira como Caminho,Verdade e Vida, O aclame como Libertador da tragédia da minha mortalidade e que assuma uma forma nobre de me relacionar com todos os demais, isto é, amar a todos pois todos são meus iguais em dignidade. Obrigado João Apóstolo!


Sem comentários: