sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal de 2009


Hoje é dia de Natal! Finalmente se descansou da azáfama em que todos de uma forma ou de outra andámos envolvidos. Mas que festejamos afinal? Que força nos impele a manifestarmos o que de melhor existe em nós? Quem nos faz mais próximos? Quem embala a criança que em cada um de nós ora chora, ora sorri? O que se passa é que Deus se fez criança humana e a pessoa humana ascendeu ao estatuto de filha adoptiva de Deus. Não sabemos explicar a transcendência deste acontecimento, mas sentimos que algo de inteiramente novo entrou na nossa história individual e colectiva.

Neste dia fui especialmente sensível á afirmação do Cardeal Patriarca de Lisboa ao afirmar que "só os homens justos e as mulheres justas são capazes de construir a justiça". Esta afirmação em dia de Natal adquire especial significado e faz-me pensar no que explica que o nosso sistema de Justiça ande tão esburacado.

A televisão faz chegar até nós a universalidade do Natal e assim torna próximo o que está distante. O Natal faz da nossa terra a "cidade não abandonada".

Sem comentários: